top of page

Yoga no dia a dia: Como Melhorar Saúde e Qualidade de Vida

Nesse texto, vamos explorar como a ampliação de consciência é fundamental para melhorar saúde e qualidade de vida. E vamos fazer isso visando esclarecer que o Yoga está muito mais para um estilo de vida do que um mero exercício físico. Você vai descobrir que equilíbrio e bem-estar estão muito mais ao seu alcance do que você pensava, e que as práticas vão muito além do tapetinho.


Além do tapetinho: Yoga como estilo de vida


É importante você entender: Yoga é algo que a gente pratica no dia a dia, porque ajuda a lidar com ansiedade, stress e até momentos de angústia ou tribulação mental. Como isso acontece? A partir da maneira que passamos a perceber, conscientemente, os estímulos tanto internos, através de pensamentos, quanto externos, através daquilo que chega até nós.


Esses estímulos geram sensações, alterações emocionais e fisiológicas. É muito importante estarmos conscientes disso; porque se não estivermos conscientes, estaremos num piloto automático, estaremos suscetíveis a um comportamento reativo e impulsivo, sem sequer nos darmos conta disso. E a tendência será colocarmos nossa qualidade de vida a perder aumentando emoções negativas como stress, raiva, frustrações, relações desrespeitosas, vícios, entre outras negatividades que drenam nossa energia e nossa felicidade.


E o Yoga é muito eficiente em ampliar essa consciência, simplesmente pela própria percepção do corpo que é muito desenvolvida durante toda a prática. Os asanas, a cada postura mantida, a cada exercício respiratório, aumentam a capacidade de perceber várias reações fisiológicas decorrentes de estados emocionais alterados como: Alteração cardiorespiratória; Contração dos músculos do abdomen; Ombros enrijecidos; e qualquer outra alteração no corpo. Lembre-se que o Yoga, por ser uma prática também física e que trabalha minuciosamente cada movimento e alongamento, está o tempo todo ampliando a consciência e a autopercepção.


E isso, por si só, já nos torna mais conscientes do momento em que ficamos alterados. Seja por ansiedade e stress cotidianos, seja por alguma situação ou acontecimento, não importa o motivo. O fato é que, tornando consciente, deixa de ser um desequilíbrio e passa a ser apenas uma alteração momentânea, algo que com um exercício simples de respiração e relaxamento, passa sem causar danos ao que é mais importante nas nossas vidas. Imagine passar pelos momentos de ansiedade e stress sem prejudicar sua integridade, saúde, trabalho e relacionamentos, fazendo com que aquilo que realmente importa para você saia ileso. É sobre isso que estamos falando quando se trata de praticar Yoga no dia a dia: equilíbrio e bem-estar além do tapetinho.


É por esse motivo que lidar bem com estímulos (tornando-se consciente deles) é o único caminho para ter saúde e qualidade de vida. Vamos refletir: Como você reage aos estímulos externos e internos? Será que você tem consciência? Me acompanhe e descubra esse caminho para uma vida melhor e mais feliz, você verá exemplos práticos que mostram porque ao praticar Yoga com disciplina, você se torna cada vez mais consciente e fica cada vez menos suscetível ao desequilíbrio e à impulsividade.


Como o Yoga melhora a qualidade de vida por meio da ampliação da consciência


Vamos começar falando, de maneira prática, sobre porque, ao se tornar consciente, você transforma seu comportamento e como isso impacta nos seus relacionamentos.


A consciência ampliada tem um impacto muito importante no seu comportamento e na forma que interage com o mundo. Quando você está mais consciente de suas emoções e pensamentos, passa a tomar decisões mais ponderadas e alinhadas com seus valores. Alcançando mais autenticidade em suas ações e um comportamento mais coerente com quem você realmente é.


À medida que você se torna mais consciente de si, essa transformação interior naturalmente se reflete na maneira que você se relaciona. Sua capacidade de compreender e gerenciar suas próprias emoções promove mais empatia em relação aos sentimentos dos outros. Isso, por sua vez, promove uma comunicação mais eficaz e relacionamentos mais saudáveis, evitando atritos e minimizando conflitos (muitas vezes desnecessários).


Um exemplo prático: Se você tinha uma relação onde a conduta agressiva era algo comum, e você começou a praticar Yoga, transformando assim sua mentalidade e se tornando mais consciente, a tendência é que você, ao deixar de se posicionar com agressividade e falar mais baixo e com tranquilidade, passe a perceber a pessoa do outro lado sendo menos agressiva também. E isso vai do mais grosseiro ao mais sutil: você também passa a evitar um comportamento passivo-agressivo e ofensivo, assim como qualquer tipo de comunicação que possa prejudicar a convivência harmoniosa e as boas relações humanas.


Vale ressaltar que, desde o início desse texto, estamos falando, resumidamente, do nível de consciência que temos sobre nós mesmos. Lembrando, novamente, que ao ampliar nossa consciência sobre nossos pensamentos, emoções e comportamentos, só temos a nos beneficiar porque isso inevitavelmente vai proporcionar uma melhor qualidade de vida (afetando inclusive os relacionamentos).


Uma consciência ampliada, então, é o objetivo do nosso trabalho com o Yoga. E isso não é só algo que acreditamos e nos empenhamos para alcançar e proporcionar, é também o foco, objeto de estudo e busca dos iogues no decorrer de milênios. Muitas gerações passaram esse conhecimento adiante desde o berço de origem que é a Índia até se tornar algo globalizado como é hoje. Portanto, é bastante antiga a busca e jornada para alcançar uma consciência ampliada sobre si mesmo, assim como o conhecimento de todos os benefícios energéticos, emocionais e espirituais dessa busca. A visão holística de saúde, considerando corpo, mente e espírito conectados na definição de pessoa saudável, era algo cultural na Índia antiga, onde além do Yoga, também tinha o Ayurveda que faz essa correlação. No caso, o Yoga como filosofia e o Ayurveda como medicina.


E quando falamos de uma consciência ampliada, é realmente algo infinito e que vai muito além de simplesmente manter o equilíbrio emocional e melhorar a saúde mental. Além de todos os benefícios mencionados, o Yoga também nos conecta com algo além do corpo e da mente, ampliando a consciência até o nível transcendental, que pode ser descrito como um estado de unidade com o universo, uma sensação de paz profunda que transcende o mundo material. É um ponto onde sua intuição se torna mais forte e uma força maior te guia, tornando sua vida mais fluida e plena. Muitas vezes, no popular, o acesso a esse estado é chamado de iluminação - ou nirvana - e considerado algo extremamente difícil de alcançar, exigindo muitas práticas de meditação profunda ao longo da vida. Só que, na verdade, é algo muito mais simples do que isso. E é acessível para qualquer pessoa. Basta ter a disciplina de praticar Yoga todo dia, buscando ampliar a consciência e a autopercepção, em conjunto com o estudo da filosofia (muito importante), que esse estado vai, gradativamente, se manifestando nas pequenas coisas. Um exemplo simples é você lidar com uma situação de conflito ou stress, mantendo a paz interior e o pensamento conectado com o amor. É você, simplesmente, lembrar que algo maior, amoroso, abundante, está por trás dessa realidade transitória e que tudo vai ficar bem.


Muitas vezes, as pessoas também associam isso a algo mais sensorial, tipo ter sensações profundas, prazerosas ou até psicodélicas. Às vezes, até recorrendo ao uso de plantas, substâncias alucinógenas e enteógenos (sem o devido conhecimento do uso que deveria ser sagrado), visando alterar a consciência para alcançar essas sensações. Só que, enquanto as pessoas estiverem buscando algo muito profundo, um contato com o divino, etc... provavelmente não estarão buscando fazer o básico, que na prática é se conhecer e se relacionar bem com as pessoas do seu convívio, assim como qualquer pessoa. Sendo bem simples e objetivo, é não entrar em energias negativas de baixa frequência, algo que pode acontecer quando não respeitarem no trânsito ou qualquer contexto de convivência social. Isso é muito mais importante (e simples) do que ter sensações divinas e surreais.


Por isso, reforçamos: Yoga é um caminho de autotransformação e autoconhecimento que vai muito além da busca por sensações momentâneas. A verdadeira essência do Yoga e da Meditação está em desenvolver um relacionamento mais profundo consigo, compreendendo a mente e as emoções para viver bem nesse mundo que hoje apresenta a maior sobrecarga de estímulos da história. É um processo gradativo em que você transforma o seu jeito de estar e ser no mundo. Não é sobre ter sensações. É sobre se tornar mais consciente do próprio ser e, assim, transformar seu relacionamento com o mundo à sua volta.


Cabe considerar: à medida que desenvolvemos a consciência transcendental, passamos a ver a realidade de forma diferente. Percebemos que o mundo não é apenas um lugar de matéria e energia, mas também um lugar de espírito e consciência. Percebemos que estamos conectados com tudo o que existe, e que somos parte de algo maior. Essa visão mais ampla do mundo nos ajuda a desenvolver um discernimento espiritual, considerado muito importante na filosofia do Yoga. Por isso, o estudo também é fundamental para progredir. E isso vem a reforçar a ampliação da consciência e da autopercepção que, conforme evoluímos, nos desenreda cada vez mais das energias densas de negatividade e apego material, nos aproximando daquilo que é eterno: felicidade e bem-aventurança. Dessa forma, as energias mais elevadas de amor, alegria e paz passam a predominar na nossa alma. E isso, de acordo com a filosofia, é levado após deixar o corpo e seguir para além dessa vida.


E, de maneira mais prática, isso reforça ainda mais a nossa capacidade de viver uma vida saudável e equilibrada. O discernimento nos ajuda a tomar decisões melhores, a resolver problemas de forma mais eficaz e a lidar com os desafios cotidianos de forma mais racional e positiva.


Lembre-se que consciência transcendental é uma jornada, não um destino. É um processo que se desenvolve com o tempo e com a prática. À medida que continuamos a praticar Yoga, vamos alcançando cada vez mais um estado de paz e plenitude, num processo gradativo de ampliação de consciência e autoconhecimento.


É por esses motivos que o Yoga está muito mais para um estilo de vida do que um mero exercício físico. É uma jornada contínua de desenvolvimento humano e evolução espiritual. E é por isso que falamos sobre Yoga no dia a dia e enfatizamos a questão do equilíbrio e bem-estar além do tapetinho.


Esperamos que o conhecimento que você obteve nesse texto seja proveitoso em sua vida.


Você está pronto para aprofundar sua jornada no Yoga e se tornar um instrutor qualificado (e até aprimorar seu conhecimento, caso já seja)?


Após explorar os princípios fundamentais do Yoga e sua conexão com o bem-estar no nosso texto, convidamos você a dar o próximo passo na sua jornada de autodescoberta e capacitação. Nossa formação em Yoga e Terapia de 10 meses é uma oportunidade única para mergulhar profundamente na filosofia do Yoga, estudar escrituras sagradas como a Bhagavad-Gita e dominar as práticas que levam ao Samadhi, o estado de união espiritual.


O que você pode esperar:


  • Um currículo abrangente que combina teoria e prática, fornecendo uma base sólida em Yoga e sua aplicação terapêutica: envolvendo anatomia aplicada, ayurveda e cosmologia védica, além de toda a temática citada anteriormente.

  • Instrutores experientes e apaixonados que o guiarão em sua jornada de aprendizado.

  • Uma comunidade de colegas comprometidos com o crescimento pessoal e espiritual.

  • Preparação completa para se tornar um instrutor de Yoga certificado, capaz de compartilhar essa sabedoria ancestral com os outros.


Aprofunde-se na filosofia do Yoga, alcance um nível mais profundo de compreensão de si mesmo e esteja preparado para inspirar outros em sua jornada de bem-estar. Comece sua jornada hoje, clique no link abaixo para saber mais e inscrever-se na nossa formação em Yoga e Terapia:


Inscreva-se na Formação em Yoga e Terapia


Junte-se a nós para uma jornada transformadora de autoconhecimento. Experimente a sensação de acolhimento e conexão em nossa comunidade dedicada ao Yoga e ao equilíbrio mente-corpo. Nossa formação de 10 meses oferece conhecimento profundo, orientação experiente e práticas transformadoras. Inscreva-se agora e comece sua própria jornada de transformação para uma vida com muito mais paz e bem-estar.


Namastê.






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page